Pessoal esse e conteudo que esta no wikpedia sobreo game maker e estou postando aki para os que naum viram ainda.!
História
O Game Maker foi criado por Mark Overmars, que lançou a primeira versão do programa em 15 de Novembro de 1999. Nas primeiras versões, o motor era chamado de Animo, e se destinava a ser um programa de animação 2D, mas como alguns de seus utilizadores usavam o programa com o propósito de criar jogos, e não animações, Overmars decidiu mudar seu nome.
Características
O Game Maker pode criar vários tipos de jogos, tais como:
Todos os recursos dos jogos são organizados em pastas dentro do programa, que inclui pequenos programas para criar seus recursos, como editores de imagens, sons, scripts e fases. O Game Maker permite ainda salvar os recursos criados para que possam ser usados em outros jogos ou fora do programa e importar ações adicionais para estender as funções do programa.
Distribuição
O Game Maker é um software comercial. A versão completa custa USD 20, enquanto que a versão de demonstração pode ser baixada gratuitamente. A partir da versão 7.0, que é distribuída pela Yoyo Games, a versão paga será denominada de PRO (profissional) e a versão gratuita de LITE (leve ou básica).
A versão lite possui diversas limitações, além de manter um logo do programa no carregamento de todo jogo criado por ele, funções como as de partículas, multiplayer e 3D estão bloqueadas.
Criação dos jogos
O Game Maker se mantém a frente das ferramentas do gênero por permitir uma grande liberdade ao desenvolvedor, principalmente graças a sua GML. É possível desenvolver projetos apenas usando as funções pré-programas, denominadas drag and drop, onde tudo que o desenvolvedor precisa fazer é clicar e arrastar a ação que, geralmente, ainda pede alguns valores para serem definidos, mas todos muito simples de se trabalhar.
Mesmo com as facilidades do sistema de arrastar e clicar, o grande diferencial do Game Maker ainda é a GML. Com funções simples e poderosas, abrangendo inúmeros recursos no desenvolvimento de jogo a linguagem de programação do game maker permite infinitas possibilidades para os criadores.
História
O Game Maker foi criado por Mark Overmars, que lançou a primeira versão do programa em 15 de Novembro de 1999. Nas primeiras versões, o motor era chamado de Animo, e se destinava a ser um programa de animação 2D, mas como alguns de seus utilizadores usavam o programa com o propósito de criar jogos, e não animações, Overmars decidiu mudar seu nome.
Características
O Game Maker pode criar vários tipos de jogos, tais como:
- Jogos em 2D (como plataformas, atiradores, etc.);
- Jogos em 3D (apesar de não ter tanto suporte);
- Jogos para vários jogadores pela internet;
- Programas (para criação de arquivos).
Todos os recursos dos jogos são organizados em pastas dentro do programa, que inclui pequenos programas para criar seus recursos, como editores de imagens, sons, scripts e fases. O Game Maker permite ainda salvar os recursos criados para que possam ser usados em outros jogos ou fora do programa e importar ações adicionais para estender as funções do programa.
Distribuição
O Game Maker é um software comercial. A versão completa custa USD 20, enquanto que a versão de demonstração pode ser baixada gratuitamente. A partir da versão 7.0, que é distribuída pela Yoyo Games, a versão paga será denominada de PRO (profissional) e a versão gratuita de LITE (leve ou básica).
A versão lite possui diversas limitações, além de manter um logo do programa no carregamento de todo jogo criado por ele, funções como as de partículas, multiplayer e 3D estão bloqueadas.
Criação dos jogos
O Game Maker se mantém a frente das ferramentas do gênero por permitir uma grande liberdade ao desenvolvedor, principalmente graças a sua GML. É possível desenvolver projetos apenas usando as funções pré-programas, denominadas drag and drop, onde tudo que o desenvolvedor precisa fazer é clicar e arrastar a ação que, geralmente, ainda pede alguns valores para serem definidos, mas todos muito simples de se trabalhar.
Mesmo com as facilidades do sistema de arrastar e clicar, o grande diferencial do Game Maker ainda é a GML. Com funções simples e poderosas, abrangendo inúmeros recursos no desenvolvimento de jogo a linguagem de programação do game maker permite infinitas possibilidades para os criadores.
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