Bem pessoal desculpem pela demora com os tutos, isso tudo se deve a
alguns fatores(festas de fim de ano, falta de criatividade e preguiça
>_<) bem, chega de enrrolação, nesse tuto irei dar algumas dicas
para qualquer programador(seja ele de algum maker, ateh de alguma
linguagem qualquer);
1- Organize-se;
Não tem nada pior para um programador do que se perder na sua propria bagunça(é isso já aconteceu comigo >_<)
por isso, crie pastas para seus codigos separando-os, colocand objetos
na pasta de objetos, scripts na pasta de scripts, graficos na pasta de
graficos e assim vai;
2-Nomes;
Essa dica não é muito relevante, mas eu considero uma boa dica;
Não coloque nomes absurdos em scripts ou objetos, pois caso futuramente
for utiliza-los no codigo iria dar um trabalho digitar um nome grande
como scriptdeacaodopersonagemprincipal.cpp, quando voce poderia
digitar algo simples.
Outra dica ao invés de usar espaço nos nomes como Script de orientação,
utilize o _(underline), pois muitas linguagens não reconhecem o
espaço, tambem nao utilize acento(´) ou cê cedilha(ç)
para nomear objetos, pois como dito acima algumas linguagens não
reconhecem alguns caracteres especiais
em algumas linguagens CASA é diferente de casa, essas linguagens são chamadas de case sensitive(o PHP é um exemplo desse tipo)
3-Organização do codigo
Vou demontra essa dica com um exemplo
#include<iostream>
using namespace std;
int main()
{cout<<"Esse script esta desorganizado"<<endl;return 0;}
esse codigo esta quase inlegivel e seria facil de um programador se perde nele
agora veja esse outro codigo
#include<iostream>
using namespace std;
int main()
{
cout<<"Esse codigo esta organizado"<<endl;
return 0;
}
notaram a diferença? Esse segundo script esta bem organizado, os
espaços foram muito bem utilizados o que deixou o script bonito e mais
legivel.
4-Comentarios
Na maioria das linguagens(se não todas) existem essa função, os
comentarios nada mais são do que linhas de codigo que o copilador ou o
browser(no caso de uma lin. para web) ignora, elas servem para guiar o
programador dentro do codigo
vou demontrar um exemplo em c++
bem chegamos ao fim de mais um tuto, espero que tenham gostado
o/
alguns fatores(festas de fim de ano, falta de criatividade e preguiça
>_<) bem, chega de enrrolação, nesse tuto irei dar algumas dicas
para qualquer programador(seja ele de algum maker, ateh de alguma
linguagem qualquer);
1- Organize-se;
Não tem nada pior para um programador do que se perder na sua propria bagunça(é isso já aconteceu comigo >_<)
por isso, crie pastas para seus codigos separando-os, colocand objetos
na pasta de objetos, scripts na pasta de scripts, graficos na pasta de
graficos e assim vai;
2-Nomes;
Essa dica não é muito relevante, mas eu considero uma boa dica;
Não coloque nomes absurdos em scripts ou objetos, pois caso futuramente
for utiliza-los no codigo iria dar um trabalho digitar um nome grande
como scriptdeacaodopersonagemprincipal.cpp, quando voce poderia
digitar algo simples.
Outra dica ao invés de usar espaço nos nomes como Script de orientação,
utilize o _(underline), pois muitas linguagens não reconhecem o
espaço, tambem nao utilize acento(´) ou cê cedilha(ç)
para nomear objetos, pois como dito acima algumas linguagens não
reconhecem alguns caracteres especiais
em algumas linguagens CASA é diferente de casa, essas linguagens são chamadas de case sensitive(o PHP é um exemplo desse tipo)
3-Organização do codigo
Vou demontra essa dica com um exemplo
#include<iostream>
using namespace std;
int main()
{cout<<"Esse script esta desorganizado"<<endl;return 0;}
esse codigo esta quase inlegivel e seria facil de um programador se perde nele
agora veja esse outro codigo
#include<iostream>
using namespace std;
int main()
{
cout<<"Esse codigo esta organizado"<<endl;
return 0;
}
notaram a diferença? Esse segundo script esta bem organizado, os
espaços foram muito bem utilizados o que deixou o script bonito e mais
legivel.
4-Comentarios
Na maioria das linguagens(se não todas) existem essa função, os
comentarios nada mais são do que linhas de codigo que o copilador ou o
browser(no caso de uma lin. para web) ignora, elas servem para guiar o
programador dentro do codigo
vou demontrar um exemplo em c++
- Código:
#include<iostream>
using namespace std;
//aqui começa a função main()
int main()
{
//agora irei utilizar a função cout
cout<<"Ola!"<<endl;
return 0;
}
bem chegamos ao fim de mais um tuto, espero que tenham gostado
o/
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