Calculadora de somar Básica
xx- parte 02 --------------------------------------------xx
Exigência:
Leia essa antes - https://powermaker.forumeiros.com/linguagens-variadas-f4/tipos-de-dados-em-c-t108.htm
Ela foi escrita pelo usuário Fernando.
xx--------------------------------------------------------xx
Extra sobre dados
Você já sabe quais são os tipos básicos do C/C++, então serei
breve nessa parte.
O tamanho em bits varia de acordo com o hardware.
Tipos --- Tamanho de memória
int - 32bits - 4 bytes:
float - 32bits - 4 bytes;
double -2X (float) - 8 bytes;
char - 8 bits - 1 byte :
bool - 8 bits - 1 byte:
Modificadores:
- Modificam a configuração padrão da variável.
unsigned
- A variável só pode possuir valores positivos.
long
- Aumenta o poder de armazenamento e o tamanho da variável
em 2 vezes.
short
- Diminui o poder de armazenamento e o tamanho da variável
em 2 vezes.( teoricamente).
Declarando variáveis:
Tipo de dados nome_da_variavel;
int numero;
Modificadores tipo de dados identificador da variável
unsigned long int variavel ;
EX:
int valor;
long int variavel;
xx---------------------------------------------------------xx
Por que iostream?
Vamos usar duas funções definidas na lib < iostream > para inserir e exibir
os dados, as funções Cout e Cin, e também usarei o "endl" e o "\a".
cout
-- A função cout é, na linguagem C++, responsável por exibir os dados
na tela( Ecrã).
-- Você envia as informações para o cout usando " << " .
-- O cout foi configurado para reconhecer os tipos de dados básicos do C/C++.
int, float, char, etc...
EX: cout << " ola " << endl << "oi " ;
- Aqui eu escrevi ola na tela, depois escrevi oi na outra linha.
cin
-- Sua função é, na linguagem C++, captar o dados do teclado.
-- O cin envia o que você escreve para a variável que você escolher usando o"
>> ".
EX: cin >> iVariavel;
endl
-- O endl, quando enviado para o cout, faz com que ele mude de linha.
-- cout << endl;
\a
-- Depois eu falo desses caracteres com barra invertida.
xx--------------------------------------------------------------xx
Nossas Variáveis.
Vamos precisar de três variáveis.
Você pode declarar variáveis ...
Assim :
int iNumero1, iNumero2, iResultado;
Ou assim:
int iNumero1 = 0;
int iNumero2 = 0;
int iResultado = 0;
- Eu prefiro essa, pois ao definir logo um valor para a variável
você tem mais controle sobre o que acontece.
Vida útil da variável:
Os blocos começão com { e terminam com } .
Basicamente a variável só é visivel dentro do bloco onde ela foi declarada e para aqueles que estão depois dela.
Isso quer dizer que:
- se você usar uma variável que ainda não foi declarada, não vai funcionar é claro.
- Se você usar uma variável que está em outro bloco ou função, não vai funcionar.
- Agora, se você está num bloco que está dentro do bloco onde a variável foi declarada. Aí dá certo. Se não entendeu, ignore essa.
xx---------------------------------------------------------------xx
Calculadora de Somar Alpha 0.1.
- Fica no Alpha.
- Não acho que vocês tenham algum
interesse real nessa linguagem.
#include < cstdlib >
#include < iostream >
using namespace std;
/* declarei minhas variáveis, que estão disponíveis por todo
o código. Eu não lembro se disse, mas a variável nessa condição se
chama global. */
int iNumero1 = 0;
int iNumero2 = 0;
int iResultado = 0;
int main() {
cout<<"Digite um valor"<<endl; // enviei um texto e enviei a mudança de linha.
cin>>iNumero1; // Aqui eu pego o que você digita e jogo na variável
cout<<"digite outro valor"<<endl;
cin>>iNumero2;
cout<<"Somando os valores..."<<endl;
iResultado = iNumero1 + iNumero2; // Aqui eu somo ( é assim que se escreve?)
cout<<"resultado:\a " << iResultado <<endl; // Aqui eu envio um texto com o caracter " \a ", depois eu envio a variável, depois pulo de linha.
system("pause");
return 0;
}
xx- parte 02 --------------------------------------------xx
- Exigência
- Extra sobre dados
- Por que iostream
- Nossas variáveis
- Calculadora de Somar Alpha 0.1
Exigência:
Leia essa antes - https://powermaker.forumeiros.com/linguagens-variadas-f4/tipos-de-dados-em-c-t108.htm
Ela foi escrita pelo usuário Fernando.
xx--------------------------------------------------------xx
Extra sobre dados
Você já sabe quais são os tipos básicos do C/C++, então serei
breve nessa parte.
O tamanho em bits varia de acordo com o hardware.
Tipos --- Tamanho de memória
int - 32bits - 4 bytes:
float - 32bits - 4 bytes;
double -2X (float) - 8 bytes;
char - 8 bits - 1 byte :
bool - 8 bits - 1 byte:
Modificadores:
- Modificam a configuração padrão da variável.
unsigned
- A variável só pode possuir valores positivos.
long
- Aumenta o poder de armazenamento e o tamanho da variável
em 2 vezes.
short
- Diminui o poder de armazenamento e o tamanho da variável
em 2 vezes.( teoricamente).
Declarando variáveis:
Tipo de dados nome_da_variavel;
int numero;
Modificadores tipo de dados identificador da variável
unsigned long int variavel ;
EX:
int valor;
long int variavel;
xx---------------------------------------------------------xx
Por que iostream?
Vamos usar duas funções definidas na lib < iostream > para inserir e exibir
os dados, as funções Cout e Cin, e também usarei o "endl" e o "\a".
cout
-- A função cout é, na linguagem C++, responsável por exibir os dados
na tela( Ecrã).
-- Você envia as informações para o cout usando " << " .
-- O cout foi configurado para reconhecer os tipos de dados básicos do C/C++.
int, float, char, etc...
EX: cout << " ola " << endl << "oi " ;
- Aqui eu escrevi ola na tela, depois escrevi oi na outra linha.
cin
-- Sua função é, na linguagem C++, captar o dados do teclado.
-- O cin envia o que você escreve para a variável que você escolher usando o"
>> ".
EX: cin >> iVariavel;
endl
-- O endl, quando enviado para o cout, faz com que ele mude de linha.
-- cout << endl;
\a
-- Depois eu falo desses caracteres com barra invertida.
xx--------------------------------------------------------------xx
Nossas Variáveis.
Vamos precisar de três variáveis.
Você pode declarar variáveis ...
Assim :
int iNumero1, iNumero2, iResultado;
Ou assim:
int iNumero1 = 0;
int iNumero2 = 0;
int iResultado = 0;
- Eu prefiro essa, pois ao definir logo um valor para a variável
você tem mais controle sobre o que acontece.
Vida útil da variável:
Os blocos começão com { e terminam com } .
Basicamente a variável só é visivel dentro do bloco onde ela foi declarada e para aqueles que estão depois dela.
Isso quer dizer que:
- se você usar uma variável que ainda não foi declarada, não vai funcionar é claro.
- Se você usar uma variável que está em outro bloco ou função, não vai funcionar.
- Agora, se você está num bloco que está dentro do bloco onde a variável foi declarada. Aí dá certo. Se não entendeu, ignore essa.
xx---------------------------------------------------------------xx
Calculadora de Somar Alpha 0.1.
- Fica no Alpha.
- Não acho que vocês tenham algum
interesse real nessa linguagem.
#include < cstdlib >
#include < iostream >
using namespace std;
/* declarei minhas variáveis, que estão disponíveis por todo
o código. Eu não lembro se disse, mas a variável nessa condição se
chama global. */
int iNumero1 = 0;
int iNumero2 = 0;
int iResultado = 0;
int main() {
cout<<"Digite um valor"<<endl; // enviei um texto e enviei a mudança de linha.
cin>>iNumero1; // Aqui eu pego o que você digita e jogo na variável
cout<<"digite outro valor"<<endl;
cin>>iNumero2;
cout<<"Somando os valores..."<<endl;
iResultado = iNumero1 + iNumero2; // Aqui eu somo ( é assim que se escreve?)
cout<<"resultado:\a " << iResultado <<endl; // Aqui eu envio um texto com o caracter " \a ", depois eu envio a variável, depois pulo de linha.
system("pause");
return 0;
}
Última edição por marco_polo em Qui maio 13, 2010 2:39 pm, editado 4 vez(es)
Dom Set 19, 2010 12:24 pm por MundoDosGames
» [CAMPEONATO DE PES2010] VALENDO 10.000 DÓLARES.
Dom Set 19, 2010 12:23 pm por MundoDosGames
» Loja faz troca de Jogos.
Qua Ago 18, 2010 9:34 pm por MundoDosGames
» Eye Crazy Beta Final
Qua Jul 28, 2010 11:42 am por Anderson_Fox
» Rock Star Forever
Qui Jul 22, 2010 2:42 pm por Hardstain
» EPC Build master 2 beta (MAKER AVANÇADO)
Qui Jul 22, 2010 2:36 pm por Hardstain
» Guitarra no blender (avaliem)
Qui Jul 22, 2010 2:16 pm por Hardstain
» EPC build master (MAKER)
Dom Jul 18, 2010 4:39 pm por ArandyIlhay
» mi ajudem o/
Dom Jun 27, 2010 6:50 pm por guilhermemig17